Siga @katherslynne

5 de jan de 2016

Desafio de Escrita 2015/2016

No dia 1° de janeiro de 2015, ano passado, conheci um desafio intrigantr no site Ficção em Tópicos. Consistia no seguinte : escrever, durante todos os dias do ano, alguma coisa. E a pessoa que escolhia como seria. Por tempo? Quantidade? Vinte, trinta, quarenta minutos por dia dedicados a escrever? Escrever 500, 1000, 1500 palavras por dia? Enfim, você definia suas próprias metas.

Escolhi por folha de caderno. Todos os dias, escreveria algo e só pararia quando chegasse no fim da folha.

Escrever o quê? , você pode perguntar.

Qualquer coisa.

Ideias, roteiros, algum detalhe sobre uma cena ou personagem. Tudo pra te ajudar a tirar do pensamento para por em palavras.

E a cada dia que eu batia minha meta diária, marcava uma bolinha num calendário, e quando vi que tinha completado um mês inteiro (janeiro) fiquei tão feliz *-*. A vontade de ir até o fim era grande, mas não era fácil.

Eu passava bons minutos com uma folha na mão, tentando fazer algo sair. Não vou negar, pra quem era totalmente travada, foi doloroso.

Imagine uma pessoa que vive sentada, indo participar de uma corrida. Esse ser não aguenta ir de a pé nem no supermercado do bairro, volta pra casa quase morrendo. Visualiza a cena, da criatura correndo. Não dá nem dois minutos e já está sem fôlego, o coração acelerado, as pernas igual gelatina, a barriga toda doendo. E ainda faltam mais 28 minutos correndo, e essa pessoa tem que forçar o que parece impossível pra não desistir.

O desafio foi crucial pra mim. Faz anos que tenho as mais  diversas histórias, mas não conseguia escrever.

As ideias rodopiavam pela minha cabeça, e quando eu pegava pra escrever ou digitar, travava. Não conseguia ir muito longe. Escrevia uns parágrafos, um capítulo talvez. E não ia mais que isso.

O desafio me ajudou muito nisso, foi algo como "na base da voadora". Se eu não escrevesse por bem, ia na marra. Não importava se eram coisas sem sentido, se não tinham fatos concretos. Eu colocava no papel qualquer coisa que surgia.

Risquei todos os dias do calendário de 2015. É, desafio feito. Como eu consegui fazer isso? Determinação. Lembro que teve uma época que larguei o desafio, foram três meses sem cumprir com ele.

Quando o computador aqui de casa morreu, e eu nem tinha um celula voltei para o desafio, estando super mega hiper atrasada. Se quissesse cumprir, teria que escrever mais de uma folha por dia, pra compensar os outros 90 que faltava + os 120 que viriam.

Ps : Quando você deixa de fazer um dia, pode compensar em outro. Porém, no fim do ano, tinha que ter 365 folhas.

Voltei para o desafio esse ano, estou pronta para a edição #2. É, sou doida mesmo. Mas sabe, estou noitando a diferença. Quando comecei ano passado, foi custando. Era um rolo danado pra terminar uma mísera folha e  hoje, a coisa flue naturalmente. E não quero perder o ritmo, quero continuar e melhorar.

Pela primeira vez, comecei a escrever histórias e não parei elas no comecinho, não desisti.
Quer ver algumas coisas que comecei ano passado e estou terminando ou dando continuidade?

Garota Imperfeita

Diário Virtual

Querido Futuro Namorado

Recomeço

Você Pertence a Mim

Horóscopo do Amor

Ela Áries, Ele Escorpião

Amor, Sweet

A Garota do Blog

Dastan & Tâmina

E pra esse ano, depois de concluir esses, tem mais. Apenas rascunhos, ideias que estão se juntando. Mas espero desenvolver mais.

Rainha do Cliché

Entre Dois Mundos

Essa Sou Eu

Com Um Rockstar

Ilha dos Desafios

Imortais

Sonhos Selvagens

Amizade Colorida

Só queria dizer que, ainda tenho uma longa caminhada pela frente. Tenho muito o que melhorar, e sou só uma iniciante nesse mundo com tantos autores fabulosos.

Mas pra mim, só o fato de conseguir passar minhas ideias para um papel, mesmo que fossem coisas como "a personalidade de tal personagem seria assim", ou "tal personagem agiria com tal conduta porque..." é uma vitória.

Dizem que com pedras, podemos fazer castelos. Ainda estou limpando o terreno e juntando o material, fazendo uma pilha de pedrinhas. Mas quem sabe um dia, isso não vire um enorme castelo? Desistir eu não vou.

Beijos e obrigado a todos que leram até o final. Alguém topa entrar no desafio? Haha

37 comentários:

  1. Olá!

    Que desafio legal! Fiquei muito surpresa com a quantidade de coisas que você escreveu, esse desafio parece ajudar muito. Queria eu ja ter escrito tantas coisas assim, estou aqui cheia de historia inacabadas clamando por minha atenção. Parabéns por ter conseguido escrever todas essas coisas!]

    Beijos!


    www.cantinhocult.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada ;-)
      Faça isso, minha querida. Pare um momento pra se dedicar a elas. No começo, pode parecer difícil, mas não desista que o resultado vem.

      Beijos

      Excluir
  2. Uaaaauuuuu que coisa maluca!!! parabéns por ter vencido o desafio consigo mesma. Fiquei até te imaginando com o papel na mão, travada em pleno bloqueio criativo!!! Sucesso querida
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foram várias as vezes que travei assim rsrs mas deu certo.

      Beijos

      Excluir
  3. *-* conhecia esse desafio, mas sempre tive preguiça de fazer. Essa sua postagem me incentivou demais, nunca conheci alguém que tivesse feito todo.
    Fico feliz que tenha produzido tanto, é a satisfação de todo escritor ver que seu trabalho deu frutos <3
    Vou arrumar minhas coisas para fazer o meu.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Olá!!!
    São tantos desafios que gostaria de fazer; pois cada um melhor que outro e com propostas muito diferentes, mas ainda estou analisando. No momento só estou com a lista de meta do site Skoob. Sucesso no desafio.

    Carla Fernanda
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Acho incrível quando uma pessoa escreve um livro ou um poema. Isso é um dom, porque o máximo que consigo é fazer resenha mal, mal. kkkk Gostei do seu desafio e não desista dele.
    Bjss

    livrosemarshmallows.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olha muito bacana o DESAFIO que você vai iniciar
    Espero que consiga cumprir sua meta de leitura.
    Eu sinceramente nem vou participar e nem tenho feito isso porque tenho
    muitooooosss livros para serem lidos e esse ano decidi fazer uma limpa com os meus livros sabe?
    Espero poder não só bater minha meta, mas também fazer com que minha pilha diminua, porque tenho livro demais na estante =x Mas mesmo assim espero de coração que tu conquiste seus objetivos nesse ano de 2016. BOA SORTE VIU ?

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/resenha-uma-princesa-em-meu-lugar.html

    ResponderExcluir
  7. Adorei o desafio pessoal!
    Eu escrevo muito, mas quase nunca algo sobre mim, geralmente são coisas externas.
    Gostei da sua ideia e vou tentar adotar.
    Espero o resultado no fim do ano.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  8. Oi Thai, tudo bem?
    É preciso determinação pra tudo, foco é a palavra chave.
    A ideia é bacana não só pra quem quer desenvolver uma história e criar um enredo, com início, meio e fim, mas também pra praticar a escrita, melhorar a caligafria rsrs, enfim, cada um deve buscar seu objetivo com esse desafio, gostei de conhecê-lo.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  9. Caramba, desafio super interessante. Eu sou péssima com desafios, simplesmente não tenho disciplina pra eles, mas este me deu até coceirinha. Huahahuaha.
    Teu ano foi bastante produtivo, espero que vc termine tantas histórias logo. Beijo

    ResponderExcluir
  10. Muito legal! Dá uma motivação pra quem gosta de escrever...Tenho certeza que não vou ter tempo de parar e escrever uma folha inteira do nada, até pq tenho 6 projetos parados pelo mesmo motivo.
    Mas adoraria poder escrever assim igual você fez... faz tanto tempo kkkk aproveite!
    beijinhos
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Bem legal esse desafio.
    Eu já tive várias histórias começadas e nunca terminei. Foi por falta de tempo, de incentivo, enfim, sempre teve coisas que me distanciaram do término da história. Que legal que esse desafio te ajudou muito. Quando eu voltar a escrever, usarei ele como auxilio haha :D

    ResponderExcluir
  12. Poxa, que coisa legal! Olha que eu sempre penso em fazer isto, em escrever um livro ou tal mas não consigo fazer. E olha que ir até o supermercado e tal eu também pensava, mas comecei a caminhar todos os dias um pouco por vez, mas não consigo dormir sem ler! Isto nunca! Parabéns pela sua iniciativa!

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  13. Nossa, que guerreira você! Não sei se eu daria conta de escrever todos os dias do ano, mesmo que sempre esteja escrevendo algo para o blog. Mas acho super legal o projeto e também concordo que deve ajudar e muito na escrita e para quem tem disciplina para seguir deve ser um sentimento de satisfação ver que consigou realizar tudo isso durante o ano, dar até orgulho... Então sucesso em 2016 para que você possa realizar tudo isso novamente!
    Beijos
    - Bruna
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem ?
    Nossa achei muito interessante esse desafio e além disso muito diferente e super enriquecedor. Gostei muito dos títulos que deu para suas estórias e poste aqui no blog quando tiver algo pronto, vou adorar ler.
    ( obs: não sei se já tem algo postado aqui, cliquei nos títulos mais não fui direcionada a um post)
    boa sorte !
    e bons escritos :)
    beijos

    ResponderExcluir
  15. Oiee ^^
    Que ideia maravilhosa, vou até copiar...haha' tenho tantas ideias rondeando minha cabeça, mas, como são tantas, não consigo colocar tudo no papel. Acho que, escrevendo sobre cada uma por dia, consigo dar uma aliviada, né? Castelo que nada, vamos é construir reinos...haha'
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    Amo escrever! Mas às vezes é tão difícil passar da mente para o papel. Acredito que seria bacana participar de um projeto assim. Ainda não tenho certeza se irei participar, porém desejo uma boa sorte para você com o desafio.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Isso seria um "desafio" a você mesma! Me parece aqueles diários, mas no caso esse desafio serve para você quebrar o medo de escrever. E é uma ideia muito boa para aquelas pessoas que desenam cursar o enem, pois a redação conta como uma grande parte.
    Fiquei com vontade de fazer, mas nem sempre tenho tempo de estar escrevendo, então ficaria difícil para mim.
    De qualquer forma é uma ótima iniciativa.

    Karine || Ainda Me Livro

    ResponderExcluir
  18. Oiii
    Que ideia maravilhosa!
    Sempre tenho na minha cabeça várias idéias,histórias e eu nunca anoto. Acho que colocando como meta do dia,anotar tudo que passar pela cabeça, vai ser a melhor coisa do mundo kkkkk
    Vou fazer esse ano.
    Obrigada pela dica .
    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Pra quem gosta de escrever esse é um ótimo desafio..mas meu forte é só ler mesmo dessa vez eu passo...hahahahaha..um desafio literário que estou participando esse ano consiste em ler um livro que se inicie com cada letra do alfabeto..vamos ver se conseguirei seguir com esse desafio até o final do ano...hahahaha... :)

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/01/resenha-vai-sonhando-megan-maxwell.html

    ResponderExcluir
  20. Oi! Eu não conhecia esse desafio e estou a pensar seriamente em arriscar. Pois eu tenho um monte de ideias, coisas que quero escrever e nunca vão para o papel. Esse desafio pode ser uma forma de eu conseguir escrever o que me vai na mente! Muito obrigada pela partilha e vou pensar se encaro ou não. Beijo e desejo sucesso na escrita deste ano!

    ResponderExcluir
  21. Nooossaa! Confesso que suaria muito, mas muito mesmo para conseguir escrever uma página por dia, poderia até conseguir nas primeiras semanas mas depois estaria falando de alho e balão ao mesmo tempo, kkkk. Fico feliz pela sua persistência e que em 2016 você alcance seus objetivos.
    Bjim!
    Tammy
    Livreando | Facebook

    ResponderExcluir
  22. Oi Thai, sua linda, tudo bem
    Nossa, estou impressionada com o seu resultado, você já tem uma lista de várias histórias iniciadas. Sabe, concordo com você, o simples fato de escrever qualquer coisa, acho que ajuda a destravar e a inspirar. Vou torcer para que você comece um desafio diferente desse: o de escrever um livro inteiro. Parabéns e boa sorte.;
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi,

    Adorei o desafio, mas não sei se eu conseguiria escrever todos os dias, o meu tempo já é dividido entre blog/faculdade/vida pessoal, é realmente cansativo, mas tento organizar tudo para poder aproveitar o máximo.

    ResponderExcluir
  24. Oii Thai, tudo bem?

    Achei bem legal o desafio... é um ótimo incentivo para quem quer escrever, mas não consegue manter uma rotina. Fico feliz que mesmo com as dificuldades, você conseguiu cumprir e agora tem tantas histórias em andamento e para ser escrita. Espero que você escreva cada vez sempre mais.

    Quem sabe eu tente participar!! Quero escrever mais textos meus, eu adoro escrever, mas sofro com falta de criatividade e sou muito desorganizada.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  25. Nossa, que ideia excelente esse desafio! E adorei você ter escolhido preencher uma folha de caderno por dia, se um dia eu resolver participar vai ser assim, se eu não conseguir cumprir pelo menos melhoro minha letra, porque quase não escrevo no papel mais. Parabéns por ter cumprido e muito boa sorte esse ano! Muito legal saber que você notou um ótimo progresso.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  26. Oi flor.
    Primeiro parabéns pela determinação.
    Eu adoraria participar. Mas eu ando preguiçosa. Na verdade eu sou mais uma escritora de cenas e crônicas mas já e um começo né?
    Posso experimentar, se der certo volgo e te conto.
    Bjs
    Luana Lima
    http:// blogmundodetinta. Blogspot. Com

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Que desafio maravilhoso. Melhor ainda é saber que você conseguiu concluir. Já ouvi escritor dizer que a escrita é um exercício. Então você está indo pelo caminho certo. Sei que daqui para frente vai ser mais fácil. Agora você tem que colocar os textos aqui no blog para a gente ler.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Que bacana esse desafio, assim o autor nunca fica parado com as ideias na cabeça, com uma página por dia como você estipulou você vai devagar, mas vai escrevendo a história.
    Espero que em 2016 continue seguindo com o projeto, já que ele está te ajudando tanto ^^

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  29. Olá!
    Eu adorei esse desafio. Ouvi falar uma vez que escrita também é prática. Se praticarmos todos os dias vamos nos aperfeiçoando. Claro que algumas pessoas tem o dom, mas a maioria se aprimora com o tempo.
    Espero que você consiga alcançar novos desafios.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Olá!!

    Muito legal sua meta!! Eu sou travada tambem para escrever! Até para resenhar ou comentar nos blogs, fico um tempo pensando em como fazer.
    Tenho uma história inteira na cabeça, chego a sonhar com ela, mas na hora de escreve-la, nada sai... Eu preciso fazer como você, um pouco por dia para exercitar e chegar a ser uma maratonista rs

    Bjus e boa sorte na meta!

    blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  31. Olá, tudo bem?

    Que desafio bacana. Gostei da ousadia e vou ficar torcendo por você. Adoro desafios, mas não faço nenhum. Haha. Estou vendo vários legais por aí, mas como estou com pouco tempo, ficarei acompanhando de longe.

    beijos
    http://livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Olá! Achei simplesmente incrível sua determinação. E fico feliz que tenha conseguido cumprir suas metas. Vou acompanhar de pertinho este ano! Queria participar também, mas como faço para participar? Ainda dá tempo?

    ResponderExcluir
  33. Oie!!
    puxa adorei o desafio!
    Faço um parecido porém se tratando de desenhos, acredito que só conseguimos aperfeiçoar algo nos exercitando, tentando..tentando sempre.
    Gostei da idéia, vou tentar encaixar no meu dia a dia também. Quero muito me soltar mais na escrita.
    bjs

    ResponderExcluir
  34. Nossa, que desafio mais interessante. Mas acho que não conseguiria. No entanto, é uma ótima forma de exercer a criatividade. Colocar ideias no papel é algo mesmo desafiador. Boa sorte esse ano, com o desfio. Que logo mais a gente posso ler seus textos.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  35. Olá! Parabéns primeiramente, eu não tenho esse problema já que escrevi desde pequena, aos 16 ja tinha um livro publicado em uma rede social. Uma imaginação além dos limites. Kkk
    Mas sob pressão não funciono bem, odeio isso e não entro em desafios não.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir

O que achou desse post? Encontrou algum erro ortográfico? Não deixe de comentar! Sua opinião é muito importante pra nós.
Não tem conta no google? Não tem problema.
Escolha a opção nome/url e coloque seu nome.
Volte sempre.