Siga @katherslynne

3 de mar de 2015

Preconceito a Literatura Nacional

Hoje estreio uma nova coluna, o Papo Literário. Onde irei interagir, debater e expor minhas opiniões sobre algumas coisinhas no mundo da literatura e cinema. E queria começar com um tema um tanto quanto polêmico : o preconceito com a literatura nacional.



O número de leitores no Brasil vem crescendo ano após ano. Harry Potter, Percy Jackson e obras de autores como John Green e Nicolas Spark vem trazendo não só jovens como adultos pra esse mundo que é a leitura. Porém, ainda tem uma coisa que precisa ser superada: esse preconceito com livros nacionais.

Duvido muito que a maioria das pessoas, antes de ler um livro estrangeiro, procura saber de que país é o autor. Canadá? Rússia? Inglaterra? Que diferença isso faz? Se tem uma capa que te chamou atenção, se faz o gênero que você gosta de ler, ou a sinopse te agradou, você lê. Simples assim. Mas quando se trata de livros naiconais... Pode ter uma capa legal, pode ser de um gênero que você curte memso, pode ter uma sinopse incrível. Mas se o autor é brasileiro, passam reto.

"Livros nacionais não prestam", é o que costumo ouvir com muita frequencia. E o irônico é que essas mesmas pessoas que dizem isso sonham em publicar suas obras. E aí eu pergunto a essas pessoas : se você não gosta de livros nacionais, quem vai ler seu livro? Se você acha livros nacionais uma porcaria, o que faz seu livro ser diferente dos demais? O seu tmabém é uma porcaria então? Ninguém deveria ler?

Mas posso tentar compreender esses pontos de vista. Os poucos livros nacionais que a galera conhece são clássicos. Dom Casmurro? Memórias de um Sargento de Milícias? O Cortiço? A Moreninha? Podem até conhecer de nome, mas a maioria ou não leu ou começou a ler e não gostou. E isso tem uma explicação.

Imagine uma pessoa que está acostumada a ler livros como Divergente pegar O Senhor dos Anéis pra ler. Não querendo ofender, mas a linguagem de certos livros são mais fáceis que outros. Ou então imagina alguém que é acostumado a ler livros como Percy Jackson pegar um Silmarillion da vida. O que essas pessoas vão achar do livro : chato, maçante, tedioso. Vão abandonar a leitura ou terminar quase morrendo. Não é fácil. Livros de Tolkien costumam ter uma linguagem mais descritiva, detalhada, rebuscada. Significa que o livro A ou B seja ruim? Não.

E é exatamente isso que acontece com os clássicos brasileiros. São ruins? Não. Mas tem uma escrita, uma linguagem com a qual normalmente não estamos habituados. Mas esse problema acontece com os clássicos da literatura mundial. Odisséia? Dom Quixote? Alice no País das Maravilhas? O Estrangeiro? Podem até ter ouvido falar. Mas se você pegar uma lista com as maiores obras universais, vai contar nos dedos quais já leu. Porque esses também contém uma linguagem diferente da que estamos habituados.

Mas então, se tanto clássicos da literatura brasileira quanto clássicos da literatura mundial não são lidos, por que esse preconceito com livros nacionais?

Eu tenho várias teorias. A primeira é que a galera acha que aqui só tem esses clássicos. Mas se engana muito quem pensa assim. Da mesma forma que existem N gêneros de livros lá fora, tem aqui também. Livros de romance, de ficção científica, de fantasia, de mistério, investigação, etc.

Porém, vem outro detalhe. Eles não são muito divulgados pela mídia e maioria das editoras. O motivo? Você confere na 2º parte.








18 comentários:

  1. Poderia ajudar a divulgar meu blog?
    Quechatocara.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Perfeito seu post!!! Esta de parabéns!!!
    O meu primeiro livro nacional que fiquei louca foi o Lilac da Deise Muller e a partir daí me apaixonei,
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Olá =)

    Eu tinha muito preconceito antes de começar com o blog! Mas depois descobri um mundo totalmente novo e incrível. Fora que por conta disso conheci muitos autores realmente muito bons! O meu preconceito já acabou em 2012. Adorei a promoção!

    Beijos,
    http://www.procurei-em-sonhos.com/

    ResponderExcluir
  4. Sensacional seu post Naly! Tenho lido cada vez mais livros nacionais e raramente me arrependo da leitura! Tenho ficado imensamente feliz com isso!
    Acho que parte da culpa e obrigar crianças e adolescentes a lerem clássicos na escola. Não querendo generalizar, mas quantos adolescentes de 14, 15 anos têm maturidade suficiente para entender completamente um Quincas Borba ou O Cortiço? Eu mesma odiei muitos desses livros quando precisei ler para a escola, mas ainda bem que eu já adorava ler na época e isso não afetou meu gosto literário e nem meu amor pelos livros.
    Acredito (e espero) que esse panorama esteja se alterando aos poucos e que, em breve, mais e mais leitores abrirão suas mentes e seus corações para os autores nacionais! <3

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Eu realmente a um tempo atrás não me ligava na literatura nacional, mas tenho tentado superar isso. Não procuro os clássicos, mas busco conhecer os autores mais atuais. E claro que em alguns livros eu me decepciono, mas não por ser nacional, mas pela história mesmo. A mesma coisa acontece com os gringos, nem todos livros agradam a todos.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books // Participe: Top Comentarista

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que não é bom um preconceito com a literatura nacional em si, eu acho que as pessoas esperam que você goste de um livro porque ele é nacional, e não é assim. Tem muito livro nacional bom, tipo Dragões do Éter e Perdida, mas tem algumas leituras nacionais que simplesmente não agradam, acontece. O mesmo acontece com qualquer outra publicação. Muitos autores nacionais tem essa mania de descrição de cenário com palavras difíceis do português e isso me incomoda demais, eu acho chato. Mas outros, são mais naturais e tem uma escrita legal. Não dá pra julgar que é preconceito com a literatura nacional em si, eu acho que é mais questão do autor em si.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adorei a sua postagem,
    Eu fico de cara quando vejo brasileiro pagando pau pra gringo
    e tripudiando de autores nacionais. Acho que a maioria das minhas
    leituras ultimamente são nacionais e Sinceramente?
    Tenho me deparado com livros tão bons quanto e muitas vezes até mais
    que os livros estrangeiros. É lógico que vez ou outra acontece de um ser muito ruim,
    mas isso acontece com livros estrangeiros também.
    Eu acho que o povo brasileiro deveria ser mais unido e dar valor aos talentos da terra.
    #AMOLIVROSNACIONAIS
    Beijos, ♫ Conversas de Alcova ♫

    ResponderExcluir
  8. Essa falácia sobre a cultura nacional também se estende para filmes, danças, tradições. Ideal trazido pelos portugueses, onde o que é bom é produzido pela cultura eurocêntrica... Amo a literatura nacional, suas peculiaridades e vivacidade dos autores. Meus primeiros livros foram de autores nacionais e não largo mais eles. Hoje, num âmbito mais político, priorizo livro escrito por mulheres....

    Adorei seu post e espero ver mais posts assim na blogosfera: pedindo o fim do preconceito, afinal, informação não mata!

    http://poesianaalmaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Nunca tive preconceito com literatura nacional, apesar de não agradar de uma boa parte, tem uma parte que me agrada bastante. Um dos melhores livros que li sobre Apocalipse Zumbi é brasileiro ♥

    ResponderExcluir
  10. Eu adoro livros nacionais, mas dou preferencia para os clássicos! Adoro Machado e amo Clarice Lispector! Uma pena realmente as pessoas não se interessarem por esses livros. Como você disse há muitos livros bons pelo brasilzão afora, é só saber escolher haha

    http://ocasulodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá
    O post está maravilhoso, sem dúvidas esse preconceito ainda existe e muito, fico feliz de não fazer parte, desde que comecei o blog, os nacionais entraram muuuuito na minha vida, é o que mais leio e gopto muito da maioria, tanto quanto gosto dos estrangeiros e todos deveriam dar uma chance aos nacionais, são ótimos.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oii, tudo bem?
    Acho ridículo esse preconceito, eu já fui preconceituosa, mas hoje em dia praticamente só leio nacionais <3
    Temos tantos autores maravilhosos de todos os gêneros.... mas acho que as próprias livrarias auxiliam um pouco com o preconceito, o espeço reservado ara nacionais geralmente é minúsculo e quando não escondido é mal sinalizado...muito triste...
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  13. Confesso que antes eu tinha! Mas agora tô abrindo minha mente e meus olhos. Nossos autores precisam ser valorizados!
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Que coluna interessante, gostei bastante e ela já começou com um tema bem polêmico para discutir, né? É realmente bem triste ver o quanto os leitores não valorizam o que é deles, muita gente torce o nariz para o livro logo que sabe que ele é nacional, mas tem tantos nacionais maravilhosos por ai, só esperando uma chance, né? Enfim, eu acho muito importante divulgar a literatura nacional, sempre que dá eu tento divulgar e incentivar alguém a ler um nacional, porque aqui também temos grandes autores.

    Beijso :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Acho o fim da picada preconceito e preconceito literário ainda mais com os nossos autores é irritante! Temos antos bons autores. As pessoas não sabem o que falam e acabam perdendo grandes enredos.
    Bjs, Rose - Fábrica dos Convites

    ResponderExcluir
  16. Oii.
    Esse preconceito com livros nacionais é sério.
    Conheço autores nacionais que são tao bons quanto internacionais, mas não são valorizados.
    E o maior defeito dos livros nacionais é que como são pouco procurados as tiragens são menores o que faz com que sejam lançados a preços muito altos, o que desanima muitos leitores na hora de comprar.
    Por isso muita gente prefere livros internacionais, muitas vezes compra-se pela internet por preços bem em conta.

    beijos
    Carolina
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá, gostei muito da postagem. Sempre é bom debater sobre esses temas. Realmente é uma lástima pessoas que tem preconceito em relação a literatura nacional, algo que está aumentando a cada dia, graças a Deus. São obras e autores maravilhosos, e devem ter a oportunidade de se tornar grande sucesso.
    Beijos, sucesso.

    ResponderExcluir
  18. Hoje me envergonho de dizer que ja tive preconceito com a literatura e o cinema nacional, por não conhecer achava que não prestava. Porem a criação do blog serviu para erradicar esse meu preconceito bobo, e resolvi abrir meus horizontes para o Nacional e sem duvida alguma não me arrependo, adoro Carina Rissi, Paula Pimenta e muitos outros desses que você citou.
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

O que achou desse post? Encontrou algum erro ortográfico? Não deixe de comentar! Sua opinião é muito importante pra nós.
Não tem conta no google? Não tem problema.
Escolha a opção nome/url e coloque seu nome.
Volte sempre.