Siga @katherslynne

18 de mar de 2015

Coisas que um leitor detesta numa adaptação


Como uma leitora assídua, considero uma obrigação minha assistir a certas séries e filmes, principalmente em se tratando das que são baseadas em livros. Porém, existem coisas nessas adaptações que me irritam muito, e tenho certeza de que irrita grande parte dos leitores. Bora conferir?

Quando não colocam meu personagem favorito na adaptação



Isso me deixa nos nervos. Pode até ser um personagem secundário, mas se eu gosto dele, ele tem que aparecer. Como na série The Vampire Diaries, onde tiraram minha personagem favorita, a Meredith. Era uma das melhores amigas da Elena e nem tem o nome dela na série. Ou Lino Jordan, melhor amigo dos irmãos Wesley, que some ao longo dos filmes. São N personagens que a gente acaba sentindo falta.

Quando tiram ou mudam minhas cenas favoritas


Cadê a luta entre o Percy e o Ares? Cadê o "você baba enquanto dorme?". Onde foi parar a cena do jogo da Copa Mundial de Quadribol? É, uma crueldade. Ta que não dá pra colocar todas as cenas dos livros nos filmes, mas sempre tem aquelas que os fãs gostam mais e gostam menos. Não dá pra trocar uma que gostam menos pra uma que gostam mais?

Quando mudam a dublagem


No original, o cara ta falando uma coisa. No legendado, outra, no dublado... Quando eu assisto True Blood dublado, tenho que abaixar o volume da tv de tanto palavrão que falam, e no legendado e no inglês não tem tudo isso.

Inglês : you have peace or war?
Legendado : Você quer paz ou quer guerra?
Dublado : Faça amor, não faça guerra 
 
É claro que não posso deixar de elogiar nossa dublagem, que é uma das melhores do mundo. (Aq é Br, poha). Mas volta e meia aparece umas modificações numas frases que...

Quando mudam a aparência ou personalidade do personagem


Em alguns casos essa mudança pode até dar certo e fica melhor que o original, como a Elena Gilbert. É loira nos livros mas ficou muito bem morena na série. Nos livros é uma patricinha metida que da nojo. Na série é uma lesma, mas enfim. Alguns gostam, outros não. E no caso da Annabeth, que nos livros é loira e ficou com cabelo preto.

Quanto mais você lê uma determinado livro ou série, mais você tem a imagem do personagem na sua cabeça. E é frustrante ter que ver aquele personagem que você já idealizada mudado. Grover nos livros era um medroso, nos filmes ficou descolado. Pode até dar certo, mas tem que tomar muito cuidado com isso. Se tivessem tirado os óculos do Harry Potter, por exemplo, que é uma marca registrada dele, ficaria estranho. Ou tirado a inteligência da Hermione... Existem casos e casos, e é um tema delicado de tocar.


Essas foram só algumas coisas que os leitores geralmente desgostam das adaptações. Tem muitas outras coisas, mas vou parando por aqui. E que fique claro que adaptação, como o próprio nome diz, não é uma cópia exata. Até porque se fosse seguir a risca tudo o que tem num livro, teríamos filmes de mais de 7 horas.

Concordou ou discordou de algo dessa listinha? Tem algo a complementar? Não deixe de comentar, hein.

15 comentários:

  1. kkk.. realmente, adaptações costumam ser frustrantes! kk..

    http://tedioescritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Thai.

    Já sofri tanto com adaptações que até desisti de esperar algo que me agrade. Sempre tento ir com a mente aberta e encarar como algo novo. Simplesmente Acontece, meu Deus. Quase nada a ver com o livro. =/

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR

    ResponderExcluir
  3. Oi
    O pior de tudo é quando mudam a aparência ou personalidade do personagem, tipo, não é mais o mesmo. Odiei quando vi isso na adaptação de Eu sou o número quatro e Diários de um vampiros. Do resto até aceito pq um personagem favorito meu pode não ser o seu rs e quanto a dublagem não tenho nada contra.

    Bjs
    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  4. HAHAHA super eu
    "Quando não colocam meu personagem favorito na adaptação" Fiquei revoltada quando vi que o URIAH não estaria em Divergente! Pelo menos ele tá em Insurgente né!
    E o pior: A dublagem.
    Acaba comigo totalmente hehe
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Mudar a dublagem é podre. eu odeio mesmo.
    Mudar a aparência é uma merda. como fizeram com Hilda furação. A verdadeira era negra. E colocam uma branca de olhos claros? Será que no Brasil não existe boas atrizes negras para fazer a personagem?
    Afff...
    Adorei o post e me senti representada!
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  6. kkkkkkk Thay eu vou ser obrigada a concordar com vc viu... minhaaaaaa nossa eu detesto exatamente essas coisas... kkkkkkkkk

    Vampire Diaries essa alteração gritante da Elena me irritou no começo... igual acontece em True Blood, voce pega os livros e a série voce para assim... Oi??????


    beijos
    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br


    ResponderExcluir
  7. Oláá
    Nossa, concordo com toodos os tópicos, inclusive quando mudam alguma fala ou a aparência do personagem, e também quando não colocam algum personagem na história.
    Adooooorei o post, muito bom.

    http://realityofbooks.blogspot.com.br/
    Catharina
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu odeio quando mudam as características dos personagens, isso é o fim! Mesmo que seja de uma série ou livro que eu não goste, prefiro vê-los como eu os conheço.
    Bjs, Rose.
    Fábrica dos Convites

    ResponderExcluir
  9. Oii, tudo bem?
    Odeio tudo isso, mas o que mais odeio é quando mudam a aparência dos personagens, fico pra morrer com isso!
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bom?
    Nossa, adorei o post e muitas coisas que você citou me irritam nas adaptações. Acho que o pior são as dublagens que colocam outras colocações na boca dos personagens e distorce uma frase. Outra coisa bem chata é tirar um dos personagens.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oie, Thai.
    Ew. Odeio quando mudam e alteram o sentido das frases nas dublagens. E quando mudam o personagem ou esquecem-no. Nos dois primeiros casos a gente pode citar Percy Jackson como exemplo, no último, Harry Potter. Sei que muitos personagens de HP foram esquecidos, mas como assim cara, cadê o Pirraça?
    Amei o post!
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando ❤

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Kk AMEI <3
    Eu sempre fico com um pé atrás quanto a adaptações, são tão decepcionantes.
    As que eu mais fiquei "WTF?" foram a de A menina que roubava livros e Cidade dos ossos. Licença produção, mas meu Jace não é assim!
    E essa Liesel, parecia uma princesinha no filme, e quem leu sabe que ela é uma molequinha e vive suja.
    Enfim.
    Adaptações </3

    ResponderExcluir
  13. Que legal!!!
    kkkkk, super criativo. Adorei. E acho que tudo isso me incomoda, mas detesto ainda mais quando eles cortam cenas que eu acho que seriam incríveis ver em vídeo.

    Não é bem o livro que do qual eu gostaria. Meu gênero literário não faz muito essa linha.
    Mas já vi que este livro está fazendo muiiiiiiiiiiiito sucesso. E pelo visto você adorou também. Que bom! É ótimo quando a leitura agrada!!

    Café com Letras

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Amei o post! Eu sou defensora da teoria de que a adaptação não deve, nem pode, ser 100% fiel ao livro, pois são mídias diferentes, mas algumas coisas TEM que manter! Uma coisa que realmente me mata de ódio é quando tiram um personagem. Por exemplo, o Uriah, de Divergente, nem é citado no filme, e agora vão enfiar ele no segundo, sem ter mostrado o início da amizade dele com a Tris. A caracterização física e de personalidade dos personagens é como você disse, às vezes irrita, em outras cai bem
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?

    Eu adorei o post e concordo com todas as opções!! rsss! Principalmente a dublagem, eu amo dublagem de desenhos, mas confesso que fico um pouco incomodada com os filmes, principalmente quando mudam um pouco o contexto ou a pronúncia dos nomes!

    Beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

O que achou desse post? Encontrou algum erro ortográfico? Não deixe de comentar! Sua opinião é muito importante pra nós.
Não tem conta no google? Não tem problema.
Escolha a opção nome/url e coloque seu nome.
Volte sempre.