Blogueira literária, apaixonada por livros, filmes, séries e outras coisinhas da cultura nerd. Responsável pelo projeto F.A.L.E. e pela revista Jovem Geek. Autora no Nyah, Spirit e Wattpad. Auxilia na revisão de originais e suporte a autores iniciantes.

26 de fev de 2015

Ressaca Literária

Sabe quando você quer ler um livro, mas não consegue? Você olha a sinopse, passa pelas páginas, mas não sente interesse nele. Até aquele livro que você sempre amou não te satisfaz mais. E vem aquela sensação de tédio com uma certa dose de desespero. 'Deixei de ser leitor? Por que não consigo ler?'



Calma que isso não é nenhuma doença, é uma ressaca. Ressaca literária. Mas... O que é ressaca literária?



É quando você não consegue ler nada. Ou quando você começa a ler um livro, mas não consegue terminá-lo. E todo leitor já passou por isso ou vai passar um dia. 

Existem vários fatores que te levam a ter isso. Entre os motivos que causam a ressaca literária, temos :

  1. Nenhum livro está te interessando.
  2. Está "cansado" de ler.
  3. Terminou de ler um livro perfeito e não consegue tirar aquela história da cabeça.
Como lidar e como encontrar uma solução para a ressaca literária?

Faz uns dias que acabei tendo ela, e estou quase saindo. Eu sigo alguns truques e dicas, veja :

  • Procure livros novos. Se seu problema está relacionado a falta de interesse num gênero literário ou algo assim, é sinal de que você precisa explorar novos horizontes. Existem dezenas de gêneros e sub-gêneros. Vá até uma biblioteca, olhe as prateleiras. Ou vá pela internet mesmo, procurando títulos novos.
No começo do ano passei por esse problema, nada do que eu conhecia me agradava. Então fui procurar novos livros, e saí procurando. Encontrei a série Os Cárpatos por acaso, comecei a ler e não parei mais. E minha ressaca foi embora.

  • Se seu problema é o número 2, sugiro que dê um descanso das prateleiras. Também já passei por essa e a solução foi me afastar de todos os livros. 
Passei umas duas semanas assim, e quando minha cabeça estava melhor, minha vontade de ler voltou.

  • Agora, se o problema for o número 3, é sinal de que você está com Depressão Pós Livro. É o mais frequente de acontecer e muito leitor reclama dela.
Nesse caso, ou me afasto de qualquer leitura, ou leio outra coisa pra me apegar. Irei fazer um post especial só para a Depressão Pós Livro, mas por enquanto, sugiro que quem esteja passando por essa siga as dicas anteriores. Se não der certo, corre pra um Chick Lit.

Sei que muitos não gostam, mas como as histórias desse gênero são rápidas e tem uma leitura mais fácil, é o melhor gênero pra ler nessa situação. É o remédio que mais recomendo.


Se nada der certo, paciência. Tem gente que passa duas semanas, um mês, e até mesmo anos nessa ressaca. Eu, até hoje, não tive uma que durasse mais de dois meses, essas dicas me ajudam muito. Mas s não te ajuda, procure na internet outras formas de lidar com ela.

E aí, o que achou do post? Já passou por uma ressaca literária? Não deixe de comentar, caso contrário, uma ressaca vai te atormentar.

22 comentários:

  1. Ei Thai, já passei várias vezes pela ressaca, e infelizmente o melhor é ter paciência. Da última vez o que me ajudou foi ficar sem ler e focar em outras coisas, como séries. Mudar o gênero da leitura também ajuda muito. Bacana seu post, beijos.
    Gabi, www.reinodaloucura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mudar o gênero é eficaz na maioria das vezes rsrs
      Obrigado pelo comentário ><

      Excluir
  2. Oie, tudo bom?
    Infelizmente a ressaca nos ataca de vez em quando. Bom, eu não costumo ter muitas, mas esse mês ela me atacou. Tudo aconteceu por causa de um livro que li no início de fevereiro. Passei o mês pensando nele e nenhum livro evoluiu muito. Enfim....é uma fase chata e precisamos encontrar soluções para superar.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma fase horrível mesmo...
      Continuo procurando outras soluções rsrs
      Beijos

      Excluir
  3. Olá
    Poxa, que post interessante, achei muito legal haha acho que em todo leitor bate uma ressaca ás vezes, seja por cansaço ou pelo ultimo livro ter sido muito bom, cmg acontece bastante e é muito chato.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu estou com ressaca deis de quando terminei o THG D: Nada mais leio, bate até um desanimo mas não dá... :/

    ResponderExcluir
  5. Há dois meses estava com esta ressaca mas graças aos céus comecei a ler livros do gênero terror e voltei a vida literária rs rs

    ResponderExcluir
  6. Oi Thai!
    Ressacas são muito frequentes em minha vida e sempre as driblo com livros infanto juvenis, contos ou HQs. rs São meu remédio, afinal não consigo dormir sem ler algo e só essas coisinhas pra me fazerem ter sono quando tô com ressaca. As vezes leio 5 Hqs na noite. kkkkkkkkkkk Loucura, né?
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post. Estou passando por isso com a Crônicas das irmãs bruxas, é punk, pois fica complicado ler outro livro...
    http://poesianaalmaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. AI SOCORRO, eu to com Ressa Literária, to tentando curar com alguns livros finos ou rápidos de ler tipo os de RPG.

    Beijos, Ahri.
    http://dois-players.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oii... sabe, esse post foi super mega interessante, parabens...
    Eu passo várias vezes por essa ressaca e minha nossa é horrivel >.<
    Adorei as suas dicas, vou tentar segui-las, pois estou na fase de olhar a minha estante cheias de livros e ficar tipo... não consigo ler nada...
    Aiiiiiii que ruim

    beijos
    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Tô com uma nível leve, consigo ler, mas devagar rs. É bem chatinho ficar com ressaca, você se sente mal por não ler, mas não consegue ler. Dilemas.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  11. Já passei por várias e detesto!
    Eu tento ficar uns dias sem ler... vou escrever resenhas, procurar lugares para viajar, tirar fotos. Depois dou uma olhada em diferentes gêneros e vejo o tem maior chance de me agradar.
    Ainda bem que costuma dar comigo também! :D

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  12. Oi, Thai o/
    Bom, antes eu não tinha ressaca literária, mas ultimamente venho sofrendo bastante com ela, mas isso é mais porque eu sou bem preguiçosa, sabe? kkkk Então para sarar a ressaca é bem simples, eu fico determinada a ler um livro e pronto, dai a ressaca vai embora, mas isso é algo que eu faço, acredito que não funciona com todos. Enfim, achei o tema do post bem interessante *o*

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Na verdade nunca passei por isso de fato. Já tive casos de não estar afim de ler nada, mas era cansaço físico, desânimo, nada com os livros.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  14. Oie, Thai!
    Pensei que as ressacas fossem história de pescador até passar por uma que durou em média cinco meses. Foi horrível. Eu vou seguir suas dicas para a próxima vez que rolar, mas me conhecendo duvido que deem certo. Mesmo assim foi uma postagem bem útil! Adorei!
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bom?
    Ressaca Literária.... odeio quando sou atingido por ela kkkkk
    Quando eu tô de ressaca, eu simplesmente dou uma pausa nas leituras, faço outras coisas. Se forçar a ler é pior.
    Gostei do post e das dicas ^^
    Um abraço
    Oficina do Leitor / Facebook

    ResponderExcluir
  16. Oii, tudo bem?
    Felizmente não sou atingida por ressaca literária com muita frequência, mas quando ocorre me forço a ler, a qualquer custo, rsrs..
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Acho que já tive várias ressacas literárias, mas nunca as aceitei e continuei em frente, a ler o mesmo livro, etc... E isso foi um erro muito grande porque acabo por não desfrutar o livro da forma como poderia se estivesse numa altura literária "normal"! Achei estas dicas um must! Vão-me ajudar imenso :D beijinhos*

    ResponderExcluir
  18. Oi Thai, tudo bom?
    Muitas vezes já passei por isso, as vezes eu leio um livro TÃO BOM ou TÃO RUIM que nenhum mais me interessa, sempre quando fico assim tento fazer o máximo para ler um livro e sempre acaba dando certo, só fiz apenas MUITO ESFORÇO para conseguir ler algum livro HAUAHAHAUAH.
    Beijos,
    Luan || http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem? Que legal o seu post!! Ressaca Literária realmente é algo que todo leitor passou ou vai passar na vida! Eu já tive várias!! As vezes espero aguns dias e logo a leitura volta a fluir!!

    Beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Já passei por isso e inclusive acho que está voltando kkk
    Sabe quando você olha pra estante e fala : cara eu tenho que ler esses livros! (porque eles já estão ali há meses e você nem sequer tocou neles). E simplesmente não consegue se concentrar quando os pega. Meu problema é a impulsividade, eu compro mais livros do que tenho a capacidade de ler. E essas promoções também não estão ajudando em nada ! A gente fica maluco e compra tudo que vê pela frente. Acaba perdendo o interesse :(
    Adorei o post!
    Abraços
    Dezenove Primaveras

    ResponderExcluir

O que achou desse post? Encontrou algum erro ortográfico? Não deixe de comentar! Sua opinião é muito importante pra nós.
Não tem conta no google? Não tem problema.
Escolha a opção nome/url e coloque seu nome.
Volte sempre.

Sobre Nós

Blog literário criado por Thainá dos Santos e administrado com a colaboração da Emily Araújo.

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *