Siga @katherslynne

22 de fev de 2015

Resenha : A Esperança

Título: A Esperança 
Série: Jogos Vorazes
Autor (a): Suzanne Collins
Editora: Rocco Jovens Leitores
Páginas: 421
Gênero: Aventura, Drama e Ficção Fictícia 









A esperança é o último livro da trilogia dos Jogos Vorazes, cheio de surpresas e ações que deixam qualquer leitor com uma certa palpitação no coração e com a vontade imensa que domina o nosso corpo, para virar a página e ver o que vai acontecer...




"Teria que estar morto para esquecer. Talvez eu seja aquele homem de "A Árvore-Forca", esperando uma resposta". –Gale
 

O livro começa com a Katniss no distrito 13. SIM GENTE, O DISTRITO 13 AINDA EXISTE, ACREDITE SE QUISER! Porém, ela começa a notar que, as coisas mudaram e muito, tanto para ela, como para Panem. Em Chamas, a situação estava apenas como um local com litros e litros de gasolina espalhada pelo livro, e em A Esperança, é a pequena faísca que faz tudo acontecer. Muitas mortes, muitos mistérios, muitos por quês e muitas respostas começam a aparecer no trajeto em que Katniss faz até chegar a Capital. Muitos amores jogados no lixo... bom, e por aí vai.



Uma coisa que eu vi no livro e que, me fez pensar bastante é sobre Peeta Mellark. De fato, ele morre. Calma, calma... vou explicar o porquê. Peeta morre, não fisicamente e sim, mentalmente, por conta do que a Capital fez com ele. Com isso, além de se esquecer de quem ele era, o padeiro que todas (até Johanna queria ter para ela), havia ido embora. E com as ilusões que a Capital fez em sua cabeça, fazem um novo Peeta, cruel como Cato, surgir. Com anseio pela morte da pequena e confusa Katniss.


Ocorrem muitas coisas, muitos momentos, muitos calafrios e alguns friozinhos na barriga no decorrer do livro... Vou abrir o jogo com vocês, em minha opinião, A Esperança foi o pior livro da trilogia, foi uma queda livre ao desastre. Aí vocês me perguntam: Porquê Gabriel? Simples. Quem leu os outros dois livros (Jogos Vorazes e Em Chamas), parece que a Collins pegou todas as mortes, todos os momentos e colocou em um só livro, deixando os outros dois, digamos... chatos. Eu esperava mais do livro sim, porém, ela colocou tantas coisas (cá entre nós, poderia ter deixado algumas nos outros dois), que deixou o livro, com o aspecto do Apocalipse em outro mundo. O porque eu penso assim, porque se você analisar, Jogos Vorazes e Em Chamas, 2/3 do livro Katniss vive se culpando, falando com ela mesma, e nada de ação. É legal a escrita, o modo que ela age? É. Porém ação que deveria ter um pouquinho mais, não tem. E quando você ler A Esperança dá o aspecto que a Collins pegou tudo e jogou em um livro só. E não foi um dos melhores não, porque por mais que Jogos Vorazes e Em Chamas tiveram seus deslizes, tinham algo detalhado que você conseguia compreender, e já em A Esperança, as coisas ocorrem de tal jeito (muito rápido), que eu tive que ler e reler várias páginas para conseguir entender o que tinha acontecido.


~ALERTA DE SPOILER! SENÃO QUISER SABER, PULE O PARAGRAFO :3 ~ No geral, o livro é bom. Tem mortes demais, isso é fato, mas não perde a essência da Collins de sempre nos surpreender, como por exemplo a morte de Prim. Sim, eu sei, dei um pequeno spoiler que todos já sabiam >< Desculpem, não resisti. Mas, eu achei a morte dela hilária. Sim, eu ri da morte dela. Vou confessar, foi a morte que eu mais ri de todo o livro, a que eu fiquei meio sentido foi a.... Não vou contar u_u Isso vocês ficam sabendo quando lerem o livro (MUHAHAHA). 


Bom, A Esperança entra na minha prateleira de: “Filmes que são melhores que os livros.” Sim pessoal, eu prefiro (coisa que é raríssima um leitor achar isso), os filmes da trilogia Jogos Vorazes melhores que o livro.


O que acharam da resenha? Gostaram? Diz aí c:

Até a próxima! 

~G.LOVEGOOD | GABRIEL CARDOSO


Um comentário:

  1. Parabéns pela resenha ><
    Estreou com chave de ouro aqui.
    Uma das melhores resenhas do livro a esperança (e não to dizendo isso porque você é colunista aqui haha)
    Deu ate vontade de ler de novo o livro, mesmo eu tendo detestado ele.
    Beijos

    ResponderExcluir

O que achou desse post? Encontrou algum erro ortográfico? Não deixe de comentar! Sua opinião é muito importante pra nós.
Não tem conta no google? Não tem problema.
Escolha a opção nome/url e coloque seu nome.
Volte sempre.