Blogueira literária, apaixonada por livros, filmes, séries e outras coisinhas da cultura nerd. Responsável pelo projeto F.A.L.E. e pela revista Jovem Geek. Autora no Nyah, Spirit e Wattpad. Auxilia na revisão de originais e suporte a autores iniciantes.

24 de fev de 2015

Resenha : Coraline

Título :  Coraline
Autora : Neil Gaiman
Editora : Rocco
Páginas : 206







Já assisti ao filme Coraline N vezes, e sempre tive essa vontade de ler o livro. Saber mais sobre os detalhes, ver se encontrava respostas para as perguntas que ficaram. Fiquei enrolando durante 4 anos, mas finalmente tomei coragem e li ele para o #Desafio Skoob, cujo tema desse mês são livros de fantasia.

Coraline, uma menina de 11 anos, se muda pra uma casa nova e conhece seus vizinhos. Que são um tanto quanto.. Excêntricos. Certo dia, não tendo nada pra fazer, ela resolve explorar a casa e encontra uma portinha fechada. Ela pede pra mãe abrir e se decepciona ao ver que está fechada por tijolos. No meio da noite, ela acorda do nada e se dirige a mesma sala onde havia encontrado a portinha. E uma surpresa : ela está aberta!



Curiosa, ela entra por essa porta e atravessa um corredor. Pra sua decepção, acaba chegando na mesma casa que acabou de sair. Só que essa casa é diferente. Os animais falam, seus pais lhe dão atenção, a comida é melhor. Tudo nesse outro mundo, que é quase igual ao seu, é melhor. É um outro mundo, como um universo paralelo. A única diferença é que todo mundo, exceto o gato que ela conheceu que também entrou naquele outro mundo, tem botões ao invés de olhos.

- Olá- Disse Coraline.
O cachorro pôs a lanterna no chão e olhou pra ela.
- Certo, vejamos o seu bilhete. - ordenou asperamente.
- Bilhete?
-Foi o que eu disse. Bilhete. Não tenho o dia todo, sabe. Não pode assistir ao espetáculo sem o bilhete.

Achei a Coraline do livro meio diferente da do filme. No livro, ela não amou o outro mundo. Nas palavras dela, achou interessante, mas só isso. Ela nem voltaria uma 2º vez pra lá se não tivesse sido obrigada. E em certos momentos, achei ela desprovida de emoções. Quando seus pais desaparecem (os pais de verdade) ela nem entra em pânico. Pega o cofrinho, compra o jantar no supermercado, come... Só depois de 2 dias que ela começa a chorar.

Coraline sabia que quando os adultos falavam que alguma coisa não ia doer, quase sempre doía. 

Foi uma leitura rápida. Não leria o livro, mas valeu muito a pena cada página lida. Mas acho que o filme foi melhor que ele. Além da Coraline, temos  sra. Spink e srta Forcible, sr Bobinsky, seu pai, sua mãe, seu outro pai e sua outra mãe e esse gato misterioso que acaba ajudando ela várias vezes. No livro, não temos a presença do Wybie, meu personagem favorito do filme.

Achei os personagens muito "sem sentimentos", mas não sei se o autor que quis fazer dessa forma. Pra quem gostou do filme, vale a pena dar uma lidinha

20 comentários:

  1. Aaaaaaaaaaaaahhhhh! que muito esse livro. cinema e literatura são artes distintas e é natural encontrarmos algumas distinções mesmo. Caroline vive um mundo de fantasia fantástico, sempre que vejo uma resenha sobre o livro, além de babar, acabo por recordar da minha infância.
    Preciso ler logo esse livro para tirar minhas conclusões, às vezes, fantasio que será, para mim, como O pequeno príncipe que leio todo ano :D E também tenho o filme :D

    http://poesianaalmaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Pequeno Príncipe é um clássico, ne? Faz a gente relembrar da nossa infância, acho maravilhoso. Quem sabe você goste mais do livro Coraline que eu... Não conseguiria ler todo ano, não gostei tanto assim rsrs
      Beijos

      Excluir
  2. Oláá
    Tenho muita curiosidade pelo livro, e pelo filme, sinto que vou adorar a experiência com os dois, espero não demorar muito para comprar e ler.
    Adorei.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2015/02/resenha-o-diario-de-anne-frank-anne.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não assistiu ao filme? É rapidinho ele, dá uma olhadinha. Muito bom.

      Excluir
  3. CORALINE <3 <3 <3, Eu amo tanto esse livro. Pena que eu não cheguei a ver o filme ainda não.

    Beijos, Ahri.
    http://dois-players.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. É a primeira vez que vejo alguém dizer que o filme se saiu melhor do que o livro.
    Ainda não o li mas tive a sensação que o diretor do filme deu uma ''melhorada'' no enredo. É como se o livro estivesse incompleto, faltando algo a mais.
    Tenho certeza que eu gostaria de ler Coraline, sem contar que é um livro bem rapidinho de ler.
    Beijinhos.
    http://ressacamusiliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Os responsáveis pelo filme colocaram mais coisa, e acredito que isso foi um ponto em cheio. O livro é rapidinho mesmo, terminei em 4 dias mas foi porque eu estava concentrada em outras leituras também.

      Excluir
  5. Olá!
    Sou louca por animação. E não entendo porque ainda não assistir esta. Mas agora preciso ver o filme e assistir o livro. Entrou para a lista urgente.

    Beijinhos...

    http://livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ta passando direto na tv a cabo, não sei se vocÊ tem. Passou ontem umas 3 vezes e passou hoje também. Procura assistir sim.

      Excluir
  6. Sou apaixonada por essa história! Realmente tem essa diferença sobre o gosto dela no filme e no livro. EU fico com o livro!

    ResponderExcluir
  7. Oii, tudo bem?
    Não sabia que tinha o filme, e descobri o livro recentemente, mas não li ainda....
    Dever ser uma graça! Estou curiosa!
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu sou uma pessoa totalmente apaixonada por animação... sempre que posso estou assistindo. E eu simplesmente amei Coraline... Ao contrario de todas aqui eu nao sabia que era livro :o
    Adorei a sua resenha e vou procurar esse livro hahaah

    beijos
    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Não vi o filme ainda, apesar de adorar desenhos, mas este não sei o motivo nunca me interessou. O livro também não mudou minha opinião.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Eu já vi o filme e gostei muito, então acredito que vou gostar do livro também, só a capa já me conquistou muito *o*

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Gente adorei ! Infelizmente não tive a oportunidade de ver o filme ;/
    então o livro não fez aquele baque
    mais a história é ótima!
    Beijos
    cheireiumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Eu estou pra ler Coraline há um tempo também, mas não consigo avançar nas páginas, mas acho que meu problema é menos com a história e mais com o formato em HQ. Eu também amei o filme, e quando for ler o livro, vou prestar atenção nos detalhes que você citou.

    Beijos
    http://coolturenews.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Adoro o livro e o filme. No filme eles dão uma incrementada no enredo para ele ficar mais dinâmico, inclusive acrescentando o Wybie, e acho que isso funciona bem, mas também acho que o livro fica muito bom sem esses elementos.

    ResponderExcluir
  14. Oie, tudo bom?
    Já ouvi falar sobre esse livro e li resenhas, mas essa história não é o gênero que eu curta muito. É uma fantasia que parece instigante, pelo menos na premissa, mas que não tenho vontade de ler. Pela sua resenha, a animação é melhor que o livro.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá =)

    Morro de vontade de ler esse livro, mas ainda não o comprei. O gênero não faz muito o meu tipo, mas de tanto que as pessoas falam fiquei curiosa. Depois da sua resenha, quero muito lê-lo. Também não assisti a animação, comecei, mas não terminei. Pelo jeito ela é melhor que o livro... HAHAHAHHA

    Beijos, Rob

    ResponderExcluir

O que achou desse post? Encontrou algum erro ortográfico? Não deixe de comentar! Sua opinião é muito importante pra nós.
Não tem conta no google? Não tem problema.
Escolha a opção nome/url e coloque seu nome.
Volte sempre.

Sobre Nós

Blog literário criado por Thainá dos Santos e administrado com a colaboração da Emily Araújo.

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *