Blogueira literária, apaixonada por livros, filmes, séries e outras coisinhas da cultura nerd. Responsável pelo projeto F.A.L.E. e pela revista Jovem Geek. Autora no Nyah, Spirit e Wattpad. Auxilia na revisão de originais e suporte a autores iniciantes.

13 de fev de 2015

Nome do blog

Diário de um Blogueiro Literário II


Você decidiu criar um blog literário, certo? Vai falar de filmes, séries, mas principalmente de livros. Mas... Que nome dar ao seu blog?

Essa foi uma das decisões mais difíceis que tive que tomar como blogueira. Apesar de ser só um nome, é O NOME. É o que você vai usar pra sempre, metaforicamente falando. Pode mudar o nome depois ? Poder pode, mas já fiz isso umas duas vezes e não foi legal. Esses foram os nomes anteriores a URCL - Um Remédio Chamado Ler :

  • Livros, eu Amo
  • Porque o Melhor Remédio é Ler

Geralmente, o nome do blog é o mesmo que o do endereço, e ficar mudando ele faz você perder leitores. Perdi muitos por causa dessa mudança.

A primeira coisa que recomendo é fazer uma listinha com prováveis nomes. E escreva nessa listinha um motivo pra escolher tal nome. É um nome chamativo? Combina com o blog? O que seus amigos e familiares acham desse nome? Tudo isso tem que ser levado em conta.

Perguntei a algumas blogueiras literárias como elas escolheram o nome de seus blogs, confira :

Andreza Amarante : O café, por muito tempo, esteve relacionado a intelectualidade. O ambiente da cafeteria era, no fim do século XIX início do seculo XX, ambientes de grande eferverscência cultural, ambiente de longos saraus e discussão de ideias. Foi pensando nisso que o Café com Letras foi criado. E também pensando nisso tentamos fazer do ambiente do blog, um ambiente que trate de literatura e  também outros aspectos culturais.

Café com Letras 

Marcelly Caroline : Eu tenho muitos livros, ou pelo menos muitos de acordo com minha mãe (porque não são nem metade do que pretendo ter). Um dia estávamos arrumando meu quarto, então ela virou pra mim e disse: "Por que não te livras desses livros? Não acredito que leias tudo isso". Me livrar de livros, hein? Quando estava pensando em fazer o blog lembrei desse momento e decidi usá-lo como inspiração. Ficou, então, Me Livrando - uma mistura do substantivo livro e do verbo livrar.

Me Livrando

Pâmela Maidana : Eu estava procurando uma url pro tumblr, e a minha amiga começou a dar umas ideias pra mim. Eu havia acabado de fazer 15 anos (15 primaveras, como aluns dizem), dai eu "primaverei";

Primaverei


As meninas citadas acima tiveram um motivo específico para decidir o nome. Seja um evento, uma frase que alguém disse, tudo isso conta muito e pode te ajudar nessa decisão. Assista filmes, séries, leia livros, ouça músicas. Mas prestando atenção as palavras. Uma hora, vai aparecer alguma que vai te chamar atenção, uma frase impactante, aquilo que você procurava.

Eu estava decidida a criar um outro blog recentemente, e passei por isso de novo. Esse meu novo projeto fala de tudo e um pouco mais, de uma forma mais humorística, com a minha opinião sobre coisas do dia-a-dia. Isso me fez pensar em um diário, poderia ser uma espécie de diário eletrônico. Então dei o nome de Diário da Thai. Isso é apenas um exemplo, você pode ter infinitas formas de criar.

Outra coisa muito importante na hora de decidir o nome é ver se alguém já não o usa. Suponhamos que você colocou o nome do blog de Clube de Leitura. Digite esse nome no google. O que aparece? Eu aconselho a não colocar um nome que já existe. Evite isso o máximo que puder. Dessa forma, se alguém digitar o nome do seu blog nos buscadores, ele irá aparecer logo de cara.

No próximo episódio : Uma lista completa ou quase de plataformas para blogs.

13 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    Achei seu post muito sensato e útil! Eu não participava do blog no começo, mas me candidatei a ser colaboradora e acabei gostando e fazendo vários posts, aí quando vi meu envolvimento com o blog já era grande e eu fui promovida hehe
    Conheço essa angústia para escolher o nome de algo. Eu já tive (na verdade, ainda tenho) um twitter fã clube de Harry Potter e foi bem difícil escolher o nome, mas acabou ficando @Its_Dumbled0re, já que eu adoro essse personagem. Às vezes penso em mudar o nome, mas sei que é ruim e eu acabaria perdendo o contato com várias pessoas.

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal esse fã clube ><Amo. Harry Potter.
      Acho que esse é o segredo : colocar um nome de algo que você tenha gostado ou que te chamou atenção. Beijos

      Excluir
  2. Eu estava em dúvidas sobre criar um blg, mas teve os que me inspiraram a fazer um e hoje estou viciadíssima em blogar, sem dúvidas escolher o nome é o mais complicado, também tive problemas com isso ano passado quando criei mudei pelo - umas 6 vezes. Bjs Thai. :3

    http://vihpaula.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei, essa é a parte mais difícil de se escolher ao criar um blog, eu acho! Pelo menos pra mim foi. HAHAHAH Acredito que muita gente tenha dificuldade. E, realmente, mudar de nome não é muito legal. É como mudar de blog, criar um novo...

    Ótimo post!
    Beijosss
    http://bookspoison.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Achar um nome pro blog é estupidamente difícil, até eu conseguir esse meu foram sei lá dois meses, mas eu sei que sou bem feliz com ele. Acho que foi uma ótima escolha. Escolher nome de blog rápido é bem difícil pq a gente vai acabar mudando, eu por exemplo mudei de ideia umas 5 vezes.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  5. Oi querida
    Nossa, quanta dica legal sobre colocar nome em blogs e por sinal, gosto muito do nome que colocou no seu haha ficou ótimo.
    O meu não é um dos melhores mas não sei se trocaria porque já acostumei tanto com ele assim, mas quem sabe
    Ótimo post

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2015/02/preconceito-literario.html

    ResponderExcluir
  6. Oie, Thai!
    Adorei esse post (eu ter aparecido nele também ajudou! Hsuahsh). As pessoas nem imaginam, mas escolher o nome do blog é uma das etapas mais importantes de se assumir como blogueira/o. Eu pensei bastante antes de escolher o meu porque como você disse, se não fosse bom e eu quisesse mudar, seria uma confusão!
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Um ótimo post principalmente para quem está planejando começar um blog. São dicas úteis que devem ser consideradas. O meu quando coloquei tinha tudo haver com o momento, mas ao longo dos anos e com muitas mudanças, ele ficou mais perto das minhas características e confesso que o nome perdeu um pouco o sentido.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  8. Ei!! Olha o Café ali... Que fofo...rs
    Obrigada por me fazer parte deste post. Ficou bem bacana. Gostei muito de saber como outros nomes de blog foram escolhidos. Tens razão, o nome tem que ter características que identifiquem o blog.

    http://cafeecomletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oii, tudo bem?
    Escolher um nome não é tarefa fácil.
    A URL nunca mudei, mas estou no terceiro e definitivo nome, que é o mesmo da URL...
    Bem legal o post..
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Acho que essa sua série de posts vai ajudar a muita gente! Realmente o nome do blog é bem importante, já que um blog que tem um nome que não me diz nada, não vai ser dos primeiros que entrarei para ver se gosto! Posso até acabar entrando e gostar muito, mas não estará no topo da lista de prioridades!
    Parabéns pela iniciativa desses posts! ;)

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    O nome realmente é uma coisa importante para um blog, confesso que até escolhi o meu rápido e eu gosto dele, mas agora fico me perguntando se todo mundo entende o significado, tanto que estou pensando em colocar tipo um lembrete em algum lugar do blog para saberem mais sobre o nome kkk Enfim, gostei bastante do post e achei super bacana saber como as meninas escolheram os nomes dos blogs delas.

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá amore, realmente o nome é muito importante. Devo confessar que estou louca para mudar o nome do meu blog mas ao mesmo tempo fico com receio... Realmente estou bem em dúvida em relação a isso.
    Amei sua postagem, suas dicas e os comentários do post dos nomes das meninas foram bem bacanas.
    Beijos, sucesso.

    ResponderExcluir

O que achou desse post? Encontrou algum erro ortográfico? Não deixe de comentar! Sua opinião é muito importante pra nós.
Não tem conta no google? Não tem problema.
Escolha a opção nome/url e coloque seu nome.
Volte sempre.

Sobre Nós

Blog literário criado por Thainá dos Santos e administrado com a colaboração da Emily Araújo.

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *