Top 5

Top 5 : Tipos de Leitores

Existem vários tipos de leitores, e venho observado vários deles ao longo dos últimos anos nas redes sociais. Separei os cinco tipos que frequentemente encontro. Bora conferir?



5º Leitor Crítico : 


Nunca dá mais de 2 estrelas para um livro no Skoob. Passa a vida tentando achar falhas e erros nos livros.

4º Leitor Analfabeta : 


Sim, esse tipo existe. Só sabe ler livros que apresentam uma qualidade meio duvidosa, e não importa as críticas que você faça a obra, esse leitor vai dizer que o livro é maravilhoso - mesmo quando a história é totalmente mal escrita

3º Leitor Revoltado : 


Reclama quando um personagem morre. Reclama se ele vive e diz que "a história não tem emoção se não tem nenhuma morte". Reclama quando o livro não tem adaptações de filmes ou séries, e reclama quando tem, dizendo que ela não foi fiel a obra. Passa o dia todo nas redes sociais de MIMIMI  descontando suas frustrações e revoltas.



2º Leitor Influenciado : 


Só lê o que os outros estão lendo. Geralmente se prende a best-sellers, já que só compra livros que estão na lista de mais vendidos ou que vários amigos indicaram. É uma maria vai com as outras. 

1 º Leitor Selfie : 


Aquele típico leitor que ama tirar fotos dos seus livros. Pode ser o livro de um amigo, da biblioteca, ele tira a foto e posta que vai ler ou que já leu, mesmo que não tenha feito nem fará nenhum dos dois. Segundo pesuisadores, fazem isso por três motivos :

  1. Parecer "intelectual" e mais inteligente pra galera das redes sociais. 
  2. Poder ostentar, dizendo que tem o livro. 
  3. Poder compartilhar seu amor pelos seus livros. 
Um leitor tirando uma foto com seu livro

Infelizmente, o 3º tipo é o mais difícil de achar. Uma nova moda vem aparecendo : tirar foto da estante onde guarda sua coleção enorme de livros. Dessa forma, humilha aquela pessoa que também está cheia de livros. Em pdf.



Eu diria que sou uma mistura de leitor crítico com revoltado rsrs. E aí, quais desses tipos de leitor você é? Conhece alguém que se encaixa em alguma categoria?

Ps : Levem na zoeira hein, não quis ofender nenhum tipo de leitor.

About Thai

9 comentários:

  1. Oi Thai,
    Acho que eu sou um pouco de cada. A categoria que eu talvez me encaixe menos é essa 5º. Não sou tao critico e diversos livros me ganham com facilidade, portanto que tenham coerencia. Mas grande maioria passa de 3 estrelas ou 3. Quanto aos best-seller, acho isso meio preconceituoso. O pessoal tem mania de dizer que pq é best-seller não presta. Tem best-seller de excelente qualidade no mercado. Cabe ao leitor qualificado saber escolher qual. Só não me peça pra me apaixonar profundamente por um Machado de Asis, quando a linguagem q ele utiliza e totalmente diferente da nossa linguagem hj em dia. E questão cultural, e isso não torna ninguém menos inteligente ou menos crítica.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que não tenha levado muito a sério. Minha intenção era deixar esse top 5 com zoeira, não ofender. Leio muito best seller tbm, e o que quis colocar nisso é que tem muito livro bom por aí, mas muita gente se prende só aos mais vendidos.

      Excluir
  2. Hahahaha adorei a lista. Acho que desses eu sou uma mistura do leitor revoltado e o leitor crítico kkk. Desses todos um que não sou é leitora influenciada.
    Beeijo!
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu sou o "4º Leitor Analfabeto", li um livro tão ruim, literatura nacional, sem pé nem cabeça, cheio de erros, falhas e tudo mais, mas, na resenha, disse que foi um livro perfeito! hsuahusahuhsuahus

    www.malfeitofeito.tk

    ResponderExcluir
  4. Oi, acho que também sou um pouco de cada, mais um pouco mais o influenciado, leio muito livro best seller. KKKKK
    Beijos.
    http://www.marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oie, tudo bom?
    Adorei o top. Para mim o terceiro tipo de leitor é fácil de ser encontrado, pois não faltam pessoas mimizentas no universo literário. Leitor crítico também é fácil de achar, mas não vejo todos como um aspecto negativo.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Sinceramente não sei qual eu sou! Acho que um pouco de cada, mas eu me destaco mais no leitor influenciado! Vivo pegando dicas e lendo Livros que todo mundo está lendo por curiosidade! :D

    Beijooos e até logo!
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Haha gostei desse top 5 Eu me encaixei no revoltado também principalmente quando não tem gravura ou fotos. Acho que ainda tenho espirito de criança. Big beijo. www.denisemendoncablog.com.br

    ResponderExcluir
  8. hahahahahaahah será que sou o leitor selfie ? kkkkkk Brinks, acho que tenho um pouquinho de cada!
    Sucesso!
    https://coquetelfem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

O que achou desse post? Encontrou algum erro ortográfico? Não deixe de comentar! Sua opinião é muito importante pra nós.
Não tem conta no google? Não tem problema.
Escolha a opção nome/url e coloque seu nome.
Volte sempre.

Tecnologia do Blogger.