Siga @katherslynne

31 de jan de 2015

Diário de um Blogueiro Literário

Ser um blogueiro é muito fácil. Você só precisa criar um blog e postar coisas. Moleza. sqn. Um blog vai muito além disso. Criar conteúdo de qualidade, divulgar ele, conseguir bastante comentários, seguidores e visualizações, ter um visual bacana o blog, não você, mexer com códigos, etc.



Mas vamos começar pelo início? A criação do seu blog. A primeira pergunta que me veio na cabeça, depois de decidir ter um blog, foi : sobre o que eu vou escrever? Qual será o tema principal dele? Existem vários "nichos", tipos e temas de blogs. De moda e maquiagem, culinária, musculação, dieta, futebol e demais esportes, música, etc. E existem os blogs literários.

Os sites e blogs literários tem como plano central a literatura avá . Se você tem um blog literário ou pretende criar um, esse diário é dedicado a você. Desabafos, histórias, dicas e tutoriais. Tudo isso pra você se identificar e/ou melhorar seu blog.

Lembrando que não é porque você tem um blog literário que você, necessariamente, vai falar só sobre livros e leitores. Filmes e séries podem entrar no assunto também.

Agora que você já sabe qual o nicho do seu blog, e que está preparado para ser um blogueiro literário, se prepare, pois os desafios e problemas só estão começando.

E no próximo episódio :

"Ai minha nossa, que nome dou pro meu blog? SOCORRO!! Qual plataforma eu uso?"


Pra você que já tem blog, essa pergunta pra você : o que te motivou a criar o seu? Espero todos vocês no próximo episódio.

17 comentários:

  1. Ser blogueiro literário tem lá suas dificuldades, não vou mentir, mas há muitas partes boas.
    A minha dica é que usem o blogger como plataforma. Esqueçam o Wix!!!

    Beijos,
    Karina do blog Eu e Minha Cultura.

    ResponderExcluir
  2. Achei bem legal a ideia de fazer um diário como este para ajudar aqueles que ainda não criaram seu próprio blog e não sabem bem como começar!
    Acho que poderia acrescentar mais algumas características de blogs literários, assim os que ainda não decidiram qual tipo de blog criar poderiam conhecer um pouco mais :)

    O próximo post sobre dar nome ao blog vai ser bem legal! Essa foi a parte mais difícil pra mim na hora de criar HAHAHA

    Beijosss
    http://bookspoison.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, achei bem interessante esse post. Me dar uma raiva imensa as pessoas falarem que blog é uma coisa de quem não tem o que fazer, de gente atoa. Mal sabe eles o quanto é difícil postar no blog e criar post, pois tem hora que parece que a mente apaga, as ideia somem tudo, rsrs.
    Beijos :)
    http://leit0res.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Que iniciativa bacana!! Parabéns.
    Você tem razão, por um blog no ar é fácil, difícil é manter, ver ele ir tomando forma e ir se encaminhando.

    http://cafeecomletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu amo ser blogueira literária, é mais uma paixão a leitura e poder conversar e expor minhas opiniões, ter a confiança do autor para divulgar suas obras, as editoras também. São ótimos isso, há seus contras que são as dificuldades hoje em dia, a maioria gosta de blogs de moda que tem mais destaque. Ganhamos espaço pouco a pouco, mas vale a pena.
    Ps.: Eu também falo e escrevo muito Avva. kkk
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Que ótima iniciativa!
    O que me motivou a criar meu blog é a paixão por livros e a vontade de compartilhar minha opinião sobre diversos assuntos com outros leitores.
    Parabéns pela iniciativa e vou acompanhar as dicas, hein haha
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Achei muito bacana este diário de um blogueiro literário. Realmente saber o que vai postar e o nome do blog foi os meus maiores sufoco. Em relação a divulgação só comecei a divulgar bem depois de começar a escrever e postar. Mas é difícil mesmo criar e manter um blog principalmente, mas realmente vale a pena.
    Beijos e sucesso.

    ResponderExcluir
  8. Para muitas pessoas ser blogueiro é muito difícil, porém nada é tudo que aparenta ser. Alguns ao criar um blog espera de cara o sucesso, temos que ter bastante paciência e ir crescendo aos poucos. Como Andreza falou "por um blog no ar é fácil, difícil é manter". Temos que ser sempre empenhados naquilo que vamos fazer.

    http://anerdologia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá, achei sua iniciativa de ajudar não só a pessoas que querem criar um blog mais também a iniciantes foi ótima! É sempre bom colocar algumas cartas na mesa e mostrar que vida de blogueiro não é fácil!
    Beijos
    http://cheireiumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Bem, eu comecei o blog para desabafar, por assim dizer. Eu estava passando por uma fase muito ruim na minha vida e isso me ajudou a "descarregar" o que eu sentia. Aos poucos, meu blog foi tomando forma, mostrando mais sobre o meu mundo - livros, filmes, textos fictícios etc - e hoje meu blog é um dos meus maiores orgulhos *-* Já tive muita dificuldade em mantê-lo, mas nunca pensei em desistir, pois, se o fizesse, estaria desistindo de uma parte de quem sou (é, bem clichê, mas totalmente verdade, haha).

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oie, Thai!
    Super legal você ter criado essa série porque vejo muita gente com dúvidas perguntando nos grupos literários. Agora sempre que eu ver alguém querendo saber algo, vou manar o link desse post. Você explica tão bem que se ainda restarem dúvidas, só desenhando!
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Uma das partes ruins de ser blogueiro é ter que escutar pessoas falando que blog é coisa pra gente desocupada... isso porque a maioria das pessoas que falam isso não sabem o quão difícil é manter um blog :/

    Beijos
    http://www.under-the-stair.com/

    ResponderExcluir
  13. Com muita dedicação e esforço vamos ganhando espaço na blogosfera. As coisas não são muito fáceis, mas com foco a gente vai longe. Gostei da postagem é bom ter uns posts assim, que chame a atenção para refletirmos sobre o que queremos mesmo em nossos blogs.

    ResponderExcluir
  14. Oii, tudo bem?
    Eu adoro ser blogueira literária!
    Fico chateada vendo algumas pessoas (que me falaram isso), mantendo o blog só para ver se ganha livros... e pior é que nem trazem um conteúdo de qualidade como a maioria dos que acompanho...
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Concordo com você....Eu comecei o meu só por brincadeira, mas depois vi que o negócio era sério mesmo.... Mas dá uma alegria tão grande né?

    beijos
    colecionando livros

    ResponderExcluir
  16. Realmente só sabemos o quanto um blog dá trabalho quando temos um né, mas eu amo bloggar é algo viciante e que toma seu tempo também kkk adorei a postagem bjs.
    http://vihpaula.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Gostei bastante dessa postagem e estou ansiosa para ver a próxima, sobre nomes de blogs. Vai ser muito útil para quem está começando ou para quem já tem blog mas quer saber mais sobre como foi o processo de criação dos outros blogueiros.

    Leitores Forever

    ResponderExcluir

O que achou desse post? Encontrou algum erro ortográfico? Não deixe de comentar! Sua opinião é muito importante pra nós.
Não tem conta no google? Não tem problema.
Escolha a opção nome/url e coloque seu nome.
Volte sempre.