Siga @katherslynne

23 de jan de 2015

#10 Livros para Ler Antes de Morrer

  

Você já se perguntou oque vai fazer antes de morrer? Se não, comece, pois nunca se sabe quando vai morrer! Tenho uma sugestão, que tal ler?
Bem tenho 10 sugestões para você. Esses livros de algum modo marcaram minha vida e espero que faça o mesmo com vocês... 

                                                                                                                                                                                 1. O PEQUENO PRÍNCIPE 

  
    Essencialmente surreal, a fábula de Saint - Exupéry desafia as convenções da realidade e ingressa no domínio dos sonhos, em que a imaginação pode correr à larga...                 
Escrito no último ano de vida do autor, O Pequeno Príncipe pode ser lido como um manifesto sobre como a vida adulta pode e deve ser vivida .





 2. O DIÁRIO DE ANNE FRANK 

Escondida com sua família e outros judeus em Amsterdam durante a ocupação nazista nos Países Baixos, Anne Frank, com treze anos de idade, conta, em seu diário, a vida deste grupo de pessoas. 
Anne Frank registrou admiravelmente a catástrofe que foi a Segunda Guerra Mundial. Seu diário está entre os documentos mais duradouros produzidos neste século, mas é também uma narrativa tenra e incomparável, que revela a força indestrutível do espírito humano.


                                    3. HAMLET
O que dizer de Hamlet? Nada.
Hamlet é um texto que nos cala, que nos assombra, que nos prostra. Ele nos lança dentro de nós mesmos sem a menor compaixão, escava o mais íntimo do nosso ser e coloca à mostra nossas feridas mais sangrentas. Hamlet é o texto que dramatiza a condição humana como ela é, e não como nós gostaríamos que ela fosse. É por isso que toda a Literatura Ocidental divide-se entre Antes de Hamlet e Depois de Hamlet.

"Que obra-prima é o homem! Como é nobre em sua razão! Que capacidade infinita! Como é preciso e bem-feito em forma e movimento! Um anjo na ação! Um deus no entendimento, paradigma dos animais, maravilha do mundo. Contudo, pra mim, é apenas a quintessência do pó" (Ato II, cena II).

     
                          4. O CONDE DE MONTE CRISTO 
O futuro do jovem marinheiro Edmond Dantés parecia promissor. No entanto, a conspiração de três inimigos invejosos ocasionou sua prisão por catorze anos. O que ninguém esperava era que ele conseguiria sair da prisão, com uma sede de vingança que não pouparia nenhum dos responsáveis pela sua tragédia.

Um romance do Destino. Vítima e vingador, Edmond Dantés, o personagem central, encarna ele próprio, o destino. A história de um homem bom a quem roubam a liberdade e o amor. No cativeiro trava amizade com o abade Faria, que lhe oferece ajuda para a fuga. Um homem que regressará coberto de riquezas, vingador impiedoso, para além de toda a lei humana ou divina.


5. O MORRO DOS VENTOS UIVANTES 
De longe o mais arrebatador, o mais poderoso, o mais brilhante romance que já li em toda a minha vida. A força da narrativa é tão grande que precisei ler aos poucos, parando de tempos em tempos para respirar e não infartar. Se você puder ler no original, faça isso. Infelizmente, a tradução aqui perde muito.
O Romeu e Julieta, de Shakespeare, parece uma novela mexicana perto dessa obra.

Um aviso para você que leu Crepúsculo e só ouviu falar dessa obra via esse tipo de livro: NÃO LEIA ESSE ROMANCE! O Morro dos Ventos Uivantes NÃO É PARA VOCÊ! E lhe digo porque: por que essa é uma obra de verdade, é Literatura de verdade, e não isso que você leu ou está lendo. Para você, a obra máxima de Emily Brontë vai fazer mal por ser complexa demais e brilhante demais para o seu nível de compreensão.
6. UM CONTO DE DUAS CIDADES 

Sem sombra de dúvidas, Charles Dickens é um dos escritores mais respeitados de todos os tempos, mas a que se deve tal reputação? Para descobrir isso, sai da minha zona de conforto e li uma de suas obras, “Um Conta de Duas Cidades”. Lá encontrei a resposta de porque Dickens goza de tal reputação positiva, como conclusão, posso assegurar-lhes que essa reputação não é nem um pouco exagerada: Charles Dickens é um dos melhores escritores de que já tive o prazer de ler.

Envolto em uma complexa história datada do final do século XVIII, “Um Conto de Duas Cidades” mistura elementos e características de personagens das duas principais cidades do mundo à época: Londres e Paris. A história, repleta de personagens apaixonados e bem descritos, apresenta diversas estórias que por muito tempo são completamente aleatórias e isoladas, entretanto começam a se ligar de forma magistral no decorrer das páginas.


7. O SENHOR DOS ANÉIS 

Não há texto fantástico mais brilhante e mais bem construído do que esse. Tudo que se produziu depois (As Crônicas de Nárnia, Harry Potter, Percy Jackson etc., etc., etc.) não passa de simples sombra, de simples arremedo do texto supremo.

O Senhor dos Anéis é muitas coisas: um épico, um romance, um texto fantástico, um mito para o povo inglês, a história do Um Anel, a história de Frodo, a história de todos nós, a história que todos nós gostaríamos de ter contado, o motivo de existência dos jogos de RPG. Mas, acima de tudo, ele é a história da nossa vida, das escolhas que temos que fazer ou que somos levados a fazer por força das circunstâncias, e das responsabilidades que assumimos ao fazer essas escolhas.


8. DOM QUIXOTE 


Em Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, um fidalgo lê tantos livros de cavalaria que passa a misturar a realidade com as histórias dos livros. O personagem, então, sai pelo mundo para realizar sua tarefa como cavaleiro. No caminho, encontra pessoas que entram na ficção; uns para manipulá-lo e outros para ajudá-lo. As armaduras, Quixote encontra nas coisas velhas dos avôs; a montaria, nada mais é que um pangaré.

A história traz Dom Quixote como um personagem literário, mas que também é teatral e passa por um processo de construção.



9. FRANKENSTEIN

Frankenstein é um daqueles monstros, assim como Drácula, que habitam o panteão de monstros modernos do Ocidente e que, embora pouca gente, de fato, conheça sua origem, praticamente todos conhecem sua figura.

Pode-se imaginar, então, minha surpresa ao me deparar com a fonte do mito. Aquela imagem doce e inocente, muitas vezes romantizada pelo cinema, teatro, quadrinhos e tantas outras obras para as quais a literatura possa ser adaptada, foi sendo modificada na minha frente, página por página, por um monstro atormentado por sua aparência e pela rejeição do seu criador e das pessoas das quais tenta se aproximar. Rejeição essa que transforma uma criatura inocente em um monstro vingativo que busca incessantemente respostas que justifiquem sua condição.

10. BÍBLIA


O texto que expressa a grandiosidade da Bíblia se encontra na própria.


Provérbios 4:4-9 "então, ele me ensinava e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos e vive; adquire a sabedoria, adquire o entendimento e não te esqueças das palavras da minha boca, nem delas te apartes. Não desampares a sabedoria, e ela te guardará; ama-a, e ela te protegerá. O princípio da sabedoria é: Adquire a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o entendimento. Estima-a, e ela te exaltará; se a abraçares, ela te honrará; dará à tua cabeça um diadema de graça e uma coroa de glória te entregará."


Como comprovação deste trecho, podemos observar alguns fatores da histórias. Dentre os países mais desenvolvidos do mundo, a maioria deles foi culturalmente muito influenciado pela Bíblia. o maior exemplo são os EUA, onde a grande maioria da população é de cultura cristã, e os seus primeiros governantes eram cristãos que amavam a Bíblia e utilizavam da sabedoria nela contida para governarem os EUA.

O povo Judeu, um dos mais antigos do mundo,  é muito fiel a palavra de Deus da Tanach (antigo testamento cristão). Eles são um povo que hoje tem aproximadamente 25 milhões de pessoas espalhadas pelo mundo, e mesmo sendo um povo discriminado e sofrido, tem acumulado mais de 140 prêmios nobéis através da história, enquanto que nós aqui no Brasil, que somos mais de 200 milhões de pessoas, não temos nem sequer um.

Muitas das grandes personagens da história eram cristãs, e se não eram, de alguma forma foram grandemente influenciados pela Bíblia, em suas obras literárias ou mesmo em sua vida, devido ao fato de que os princípios espirituais nela contidos. São os mais elevados do que os de todas as outras obras existentes, dentre estas pessoas, selecionamos algumas frases notáveis, ditas por elas:

Abraham Lincoln: " Creio que a Bíblia é o melhor presente que Deus já deu ao homem. Todo o bem, da parte do Salvador do mundo, nos é transmitido mediante este livro."

George Washington: "Impossível é governar bem o mundo sem Deus e sem a Bíblia."

Napoleão: "A Bíblia não é um simples livro, senão uma Criatura Vivente, dotada de uma força que vence a quantos se lhe opõem."

Rainha Vitória: "Este livro dá a razão da supremacia da Inglaterra."

Isaac Newton: " Há mais indícios seguros de autenticidade na Bíblia do que em qualquer história profana."

Lembrando que essa é a minha opinião. Você pode fazer sua própria lista na ordem que lhe convier. Espero ter feito uma boa escolha, e amaria ver a lista de vocês.



...Emily Mota Araújo

11 comentários:

  1. Amei a lista, a maioria desses livros eu já vi na faculdade, mas confesso que ainda não li. Mas já estão na lista.
    Só li O pequeno Príncipe e Morro dos ventos uivantes
    Já estou seguindo ;)

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por seguir, e por ter gostado da minha lista...
      Fica a dica, de livros para ler, e pode ter certeza de que você não vai se arrepender com os livros.
      Beijos :)

      Excluir
  2. Olá =)

    Dei muita risada com o post, mas indo aos livros. Nessa lista já li a maioria dos livros. HAHAHAHAHAH Só não li "Hamlet" e abandonei "O Morro dos Ventos Uivantes". Adorei a lista. Parabéns pelo post.

    Beijos, Rob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá :D
      Que bom que você gostou da minha lista! Fico feliz por ter se divertido com meus textos, minha intenção era essa mesmo <3
      É muito obrigada pelo elogio!
      Beijos <3

      Excluir
  3. Oi Thai!
    Li a maioria dos livros da lista, com exceção da Bíblia que não li totalmente (só alguns livros) e Hamlet. Gosto muito de O Morro dos Ventos Uivantes e de O Diário de Anne Frank (já li e reli várias vezes, devo saber algumas partes de cor).
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá eu me chamo Emily, e sou à nova colunista do blog, eu fiz essa lista e os textos, fico muito feliz que tenha gostado.
      Beijos <3

      Excluir
  4. Olá!!!
    Dos seus livros citados li somente O Pequeno Príncipe, é um amor <3
    O Morro dos Ventos Uivantes é um que eu já tenho e pretendo ler em breve.
    De resto, somente alguns me chamam atenção, como O Diário de Anne Frank, que já está na minha wishlist e eu espero poder ler logo hahahaha
    Adorei o post, super criativo!!
    Beijos,
    http://www.thousandlivestolive.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá =)

      Muito obrigado, garanto que não ira se arrepender lendo nenhum dos livros citados... E o Pequeno Príncipe e simplesmente perfeito <3
      Beijos <3

      Excluir
  5. O pequeno príncipe, simplesmente perfeito *-*

    ResponderExcluir
  6. Oie,

    Ai cara que vergonha dessa lista, eu só li um pouco da Bíblia, os demais livros eu tenho imensa vontade dr conhecer, Hamlet eu já fiz um trabalha sobre o autor e O Pequeno Príncipe, minha professora passou em espanhol, mas não li hhaha, sou meio indisciplinada haahha.

    Mayla

    ResponderExcluir

O que achou desse post? Encontrou algum erro ortográfico? Não deixe de comentar! Sua opinião é muito importante pra nós.
Não tem conta no google? Não tem problema.
Escolha a opção nome/url e coloque seu nome.
Volte sempre.